Inspirado pelo pensamento de autoras negras e decoloniais, o Calendário de Educação Antirracista do Colégio Estadual de Tempo Integral de Conceição da Feira é uma ferramenta pedagógica fundamental para a promoção de uma educação que acolhe e valoriza as vozes historicamente marginalizadas. Como aponta a socióloga e educadora Nilma Lino Gomes, a educação antirracista exige um compromisso em “desnaturalizar desigualdades” e construir “narrativas que emancipem e afirmem identidades negras” (Gomes, 2017). Este calendário foi cuidadosamente elaborado para integrar, ao longo do ano letivo, atividades, celebrações e momentos de reflexão voltados para a história, cultura e as contribuições dos povos africanos e afrodescendentes no Brasil e no mundo, criando oportunidades para que estudantes reconheçam a importância e o legado da cultura afro-brasileira em nossa história e sociedade.
Baseando-se em conceitos de decolonialidade, conforme defendido por Catherine Walsh, o calendário integra atividades e datas significativas que visam não apenas celebrar a cultura e as histórias afro-brasileiras, mas também “descolonizar o currículo e abrir espaço para epistemologias de resistência” (Walsh, 2009). A proposta é envolver a comunidade escolar em um processo de aprendizado crítico e transformador, onde a história, os saberes e a resistência dos povos africanos e afrodescendentes sejam visibilizados e valorizados.
Cada data e evento selecionado busca ampliar o conhecimento sobre as lutas e conquistas da população negra, resgatando memórias que inspiram o reconhecimento e a valorização das raízes afro-brasileiras. Através de oficinas, debates, leituras, projetos e atividades culturais, este calendário fomenta uma prática educativa antirracista, incentivando estudantes e educadores a questionarem e a transformarem as estruturas de preconceito que ainda persistem na sociedade.